Princípios Welt Clean Energy
Este são os Princípios da Welt e se fundamentam nos valores da Empresa, que refletem a nossa consciência ética, moral e social.
 
Princípios
 
As atitudes de uma empresa são, na verdade, as atitudes das pessoas que a compõem. E a atitude das pessoas – e portanto das empresas – em relação à ética e à maneira como conduzem seus negócios, poderá determinar o sucesso ou o fracasso da empresa.
Os princípios da Welt são os seguintes:
Profissionalismo – Valorização do profissional para melhoria da qualidade dos serviços prestados interna e externamente.
Cooperação – Colaboração franca e proveitosa entre colegas de trabalho, e com nossos clientes, fornecedores e parceiros, na busca de soluções eficientes.
Espírito de Equipe – Intercâmbio de experiências e compartilhamento de conhecimentos para empreender, inovar e criar, visando reforçar a solidariedade e a sinergia.
Criação de Valor – busca da criação de valor para aumentar a rentabilidade e a solidez financeiras, garantindo a autonomia e a perenidade da Empresa.
Respeito ao Meio Ambiente – Preservação do meio ambiente de forma sustentada, a fim de melhorar permanentemente a qualidade de vida.
Ética – A Empresa fundamenta seu desenvolvimento em uma ética rigorosa, pautada pelo respeito incondicional à legislação e aos princípios que suportam a reputação da Empresa, o crescimento e a sua perenidade.
Para assegurar a observância aos princípios administrativos e valores éticos e morais de nossa Empresa, de maneira a reforçar continuamente e proteger a integridade de nossa imagem, marca e reputação, não apenas perante nossos clientes, fornecedores, parceiros, e as comunidades nas quais atuamos, mas também junto aos nossos sócios e investidores, todos os colaboradores da Welt  no Brasil devem, em qualquer situação, observar e aplicar as normas e orientações aqui contidas .
 
RELAÇÕES COM OS CLIENTES
A Empresa pautará suas relações com clientes pela ética e colaboração, buscando fornecer soluções e produtos de valor agregado conforme as necessidades e expectativas de nossos clientes. Para tanto, a Empresa buscará continuamente a melhoria da qualidade de nossos projetos, e respeitará os compromissos assumidos.
 
RELAÇÕES COM FORNECEDORES
A Empresa estabelece a qualidade como primeiro requisito para seleção de seus fornecedores. A Empresa igualmente compromete-se a manter com eles relações justas e transparentes, assegurando o cumprimento e respeitando os contratos firmados.
 
RELAÇÕES COM SÓCIOS, PARCEIROS E INVESTIDORES
A Empresa deve praticar os princípios de governança corporativa com o objetivo principal de assegurar aos seus sócios e parceiros um ótimo crescimento e rendimento do capital investido com observância das normas aplicáveis. Além do respeito à legislação, a Empresa igualmente zela pelo tratamento igualitário dos seus sócios, parceiros e investidores. A Empresa proporcionará informações financeiras exatas e pertinentes, nos moldes previstos na legislação.
A Empresa segue as regras de conduta que lhe são aplicáveis, sujeitando-se a auditorias internas e externas.
 
RELAÇÕES COM NOSSOS COLABORADORES
A qualidade e o desempenho da Empresa são determinados pela qualidade de seus colaboradores. Assim, a Empresa preservará relações harmoniosas com seus colaboradores, especialmente:
- zelando pela saúde e segurança de cada um deles e promovendo seu desenvolvimento profissional e pessoal;
- valorizando o espírito de equipe e seu envolvimento na vida da Empresa, em particular, mantendo-os informados de seus objetivos e desafios;
- considerando, acima de tudo, a competência sem discriminação e respeitando a sua privacidade;
- promovendo, entre seus membros, um diálogo aberto e construtivo, baseado em confiança mútua.
Cada colaborador deve evitar situações que possam causar conflito entre seus interesses pessoais, diretos ou indiretos, e os interesses da Empresa, e especialmente evitar as seguintes situações:
- aceitar de alguém, seja cliente, fornecedor, concorrente ou controlador, qualquer favor, presente ou convite cujo objetivo seja beneficiar ou criar uma situação de privilégio em favor deste;
- exercer qualquer atividade profissional em empresas que mantenham relações de negócios, desejem mantê-las ou sejam concorrentes da Empresa;
- intermediar o interesse de terceiros dentro da Empresa, com o objetivo de favorecê-los;
- utilizar quaisquer informações, bens materiais e/ou intelectuais pertencentes à Empresa para fins alheios aos objetivos e interesses da Empresa.
Em qualquer situação que possa gerar um conflito de interesses, e quando possível antes que a situação se verifique ou que o conflito ocorra, cada colaborador envolvido deve informar a seu gerente imediato sobre a existência da situação, para que sejam avaliadas e determinadas medidas para evitá-la ou eliminá-la.
 Em relação à divulgação de informações, os colaboradores da Empresa devem observar rigorosamente a política de divulgação e uso de informações corporativas relevantes e em especial devem garantir:
- o sigilo das informações relevantes não divulgadas ao mercado; e
- que informações relevantes não sejam utilizadas em beneficio próprio ou de terceiros; e
- a confiabilidade, imparcialidade, oportunidade e pertinência da informação. 
 
RELAÇÕES COM AS EMPRESAS CONTROLADAS ,  COLIGADAS e CONSORCIADAS
A Empresa mantém relações transparentes e justas com suas coligadas,  controladas e consorciadas.
Os mesmos princípios aqui contidos se aplicam nas relações entre elas.
Estas empresas devem trocam informações confiáveis, imparciais, oportunas e pertinentes, e respeitar seus sócios, clientes, fornecedores e financiadores.
 
USO DOS MEIOS ELETRÔNICOS DE COMUNICAÇÃO
Os recursos e equipamentos de informática e meios de comunicação eletrônica são bens da Empresa para uso exclusivo durante as atividades de seu interesse. A Empresa se reserva o direito de controlar e monitorar, a qualquer tempo e sem aviso prévio, o acesso à Internet e a utilização de todos os equipamentos pertencentes aos seus sistemas de informática e meios de comunicação.
Cada um de nossos colaboradores e prestadores de serviços é responsável pelo envio, manutenção e proteção dos dados, arquivos ou outros materiais – tais como softwares e hardwares - do sistema de informática da Empresa. Qualquer utilização da Internet e Intranet como meio de comunicação deve ser feita pelos colaboradores em seu próprio nome, nunca como outra pessoa, não se admitindo o uso de qualquer outra senha de acesso que não seja a sua própria.
Nenhum software não aprovado pela Empresa, ou que não tenha sido objeto de contrato de licenciamento ou direitos autorais com a Empresa, pode ser adicionado ao sistema de informática da Empresa. Não se admite a transmissão de arquivos, imagens, jogos interativos, ou mensagens, que não sejam de interesse da Empresa.
Todo colaborador deve usar os recursos de comunicação eletrônica única e exclusivamente para fins profissionais dentro das exigências legais e segundo os princípios éticos aqui contidos. Assim, ninguém deve transmitir através dos meios de comunicação da Empresa, seja internamente ou a terceiros, quaisquer mensagens com conteúdo ou comentários difamatórios, linguagens, imagens ou arquivos que sejam ofensivos, atentatórios à moral ou que possam suscitar qualquer forma de discriminação.
 
RELAÇÕES COM AS COMUNIDADES LOCAIS
A Empresa participa na vida econômica e social das comunidades em que atua, respeitando suas leis e regulamentações. A Empresa promove atividades de solidariedade, de mecenato e de patrocínio, de acordo com a legislação em vigor. Tais atividades contribuem para integrar a Empresa à vida social, além de melhorar sua imagem pública. Nas relações com a comunidade, como em qualquer outra área, a Empresa veementemente rechaça toda e qualquer forma de corrupção ou favorecimento.
 
PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE
 A Empresa reconhece suas responsabilidades com o meio ambiente e procura nortear seus objetivos de acordo com os princípios de desenvolvimento sustentável.
A Empresa respeita as normas pertinentes em seu ramo de atividade, pesquisando e utilizando os métodos mais adequados a fim de reduzir danos ambientais e incrementar a proteção à natureza.
 
APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS
A expressão dos valores da Empresa e o respeito por seus Princípios confirmam-se, sobretudo, pelo comportamento ético e profissional de seus colaboradores, em qualquer circunstância. Todo colaborador que atuar em nome da Empresa deve ter ciência dessa exigência e do conteúdo desses Princípios.
A Empresa providenciará para que todos os colaboradores sejam informados, de maneira simples, prática e concreta, sobre suas obrigações, em especial sobre as medidas e procedimentos aplicáveis:
- à confidencialidade das informações;
- ao relacionamento interno;
- às situações de conflito de interesses.
Havendo necessidade, a Empresa poderá instalar uma Comissão de Ética, a ser presidida pelo Diretor Jurídico e composta pelos gerentes das seguintes áreas:
- Recursos Humanos
- Auditoria Interna
- Jurídico
Caberá à Comissão de Ética, se instalada, assumir o julgamento de casos de maior gravidade de violação desses Princípios, e sugerir as medidas para regularizar esses casos e desvios de conduta.
Com o auxílio da Comissão de Ética, se necessário, a Empresa desenvolverá ações de formação e sensibilização com a finalidade de garantir o conhecimento adequado desses Princípios por todos os colaboradores. A Diretoria e a Comissão de Ética serão responsáveis pelo monitoramento da aplicação desses Princípios, de maneira a assegurar que qualquer colaborador possa solicitar ou emitir opinião, esclarecimento ou apontar qualquer dificuldade na sua aplicação.
Estes Princípios aplicam-se igualmente a todas as empresas coligadas e controladas pela Welt, bem como aos consórcios dos quais ela participa.
 
DUVIDAS OU AÇÕES CONTRÁRIAS AOS PRINCÍPIOS AQUI ESTABELECIDOS
Cada um de nós é responsável pela sua própria conduta profissional. Não há pretexto para a quebra de regras. Maior desempenho ou lucratividade não justificam desvios de conduta.
Estas diretrizes orientam a atitude a tomar em uma grande variedade de situações. Os casos não previstos expressamente devem sempre ser tratados com bom senso e discernimento, levando-se em consideração os princípios aqui contidos.
Caso haja qualquer dúvida sobre a atitude mais correta a ser adotada em cada situação, procure ajuda de forma sincera e transparente. A Diretoria e a Comissão de Ética estão à disposição para auxiliar e orientar nesses casos.
Cada colaborador deve comunicar imediatamente à sua gerência, ao seu diretor ou a algum dos membros da Comissão de Ética, qualquer situação que possa caracterizar conflitos de interesses, ou fatos que possam prejudicar a Empresa ou que contrariem ou pareçam contrariar os princípios aqui contidos.
A Diretoria
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